Todos os dias somos bombardeados com diversas chamadas para ação que obedecemos como: “Empurre”, “Pare”, “Sorria, você está sendo filmado” etc.
Todas essas ações são chamas de Call-to-Action, ou Chamada para ação, no qual você é convidado a realizar uma interação naquele contexto.
Acontece o mesmo no meio online. O CTA é o indicativo do próximo passo que o lead ou visitante do site pode fazer de acordo com a proposta de valor da empresa, ou seja, o próximo passo que a empresa quer que o lead dê.
De quais formas o CTA pode ser utilizado?
A utilização dessa chamada varia de acordo com o contexto, o estágio do funil e que tipo de visitante você está atraindo.
Não seria correto você utilizar um CTA de teste gratuito para alguém que entrou pela primeira vez no seu site, certo? Por isso o estágio do funil deve ser bem observado antes de criar a sua chamada para ação.
Na conversão
No processo de compra do cliente em potencial, o CTA ajuda a direcioná-lo a determinada ação, que nesse caso seria avançar até a compra, mas para isso acontecer, ele deve estar em destaque na página, de maneira que caso a pessoa minimize, ela consiga se lembrar dele.
Se a pessoa não souber qual o objetivo da página ou o próximo passo, o CTA pode não estar funcionando, e para melhorar ele você tem que notar alguns aspectos:
- Formato e tamanho do CTA em relação aos elementos da página
- Posição onde ele aparece
- Cor do CTA em destaque com os demais ícones da página
- Contraste do texto com a cor do CTA (procurando deixar o texto nítido)
- Conteúdo de texto que fica dentro do call-to-action
Call-to-Action para ser clicado
O cérebro humano funciona de maneira que pequenos detalhes podem ou não nos incentivar a fazer determinadas ações. Por isso deixei algumas dicas finais:
Vá direto ao ponto
No CTA o importante é ser específico e indicar exatamente a ação que o lead ou cliente tem que fazer
Crie urgência
Assim como nas copys, o senso de urgência é uma estratégia que funciona muito bem nos CTA’s. Coloque palavras como “compre hoje” “agora”
Use números
CTA’s como “compre agora com 30% de desconto” evidenciam que há um benefício, traz o senso de urgência e deixa bem claro o próximo passo.
Crie chamadas interessantes
apesar de lógico você deve estar sempre atento a criar chamadas que o usuário se interesse, porque ele não vai clicar só porque você quer.
Agora que você já conhece mais sobre esse parceiro de vendas, é só colocar em prática e deslanchar suas negociações!