Ferramentas online e o ganho na produtividade

Compartilhar

Manter a produtividade alta em circunstâncias normais já não é tarefa fácil. Todo profissional tem seus momentos de altos e baixos e períodos do dia e da semana em que se sentem mais produtivos. Saber respeitar os momentos de bloqueio criativo e os períodos de menos ânimo para algumas atividades é essencial. Afinal, eles podem ser compensados quando tudo se normaliza e volta o rendimento de alta performance.

Contar com ferramentas que te ajudam a executar as tarefas do dia a dia e ainda facilitam atividades majoritariamente operacionais pode ser um bom começo para desafogar algumas responsabilidades que você tem e assim é possível ter foco em partes mais estratégicas e analíticas dos projetos em que está envolvido.

2020: O ano em que tudo mudou

As ferramentas online são vistas hoje como grandes aliadas dos profissionais, especialmente de pequenas e médias empresas, pois permitem a transição entre home office e trabalho presencial mais tranquila e sem grandes intercorrências. As informações sensíveis das empresas também sofrem menos riscos com o transporte e envio de informações, porque não há necessidade de um funcionário específico ficar responsável por isso, já que no trabalho realizado online os arquivos e documentos são salvos em algum sistema de nuvem.

Com o mundo em evolução após as transformações drásticas que sofremos durante a pandemia, essas ferramentas ganham mais força ainda, pois o crescimento de modelos diversos de trabalho, até mesmo dentro de uma mesma empresa, vai exigir eficiência e diligência dos gestores e das equipes ao administrar diferentes ambientes de trabalho ao mesmo tempo.

O mercado e os profissionais demandarão que empresários e especialistas em RH aprendam a lidar com essa multiplicidade a medida em que conseguem oferecer boas condições de trabalho e oportunidades realmente benéficas.


Como prevenir e tratar a improdutividade?

O último Relatório de Tendências de Trabalho, realizado pela Microsoft, apontou que, dentre seus usuários 90% dos profissionais optaram pelo modelo home office no início da pandemia, e, 1 ano e 6 meses depois os dados relacionados ao que essa mudança na rotina causou, são alarmantes e podem nos ensinar lições para o futuro.

Dos profissionais que se mantiveram em home office ou migraram para o modelo híbrido (combinação entre trabalho remoto e presencial) 54% se sentem sobrecarregados e pouco assistidos por seus líderes e 37% sentem que estão fazendo mais tarefas do que deveriam ou do que dão conta. Esses números podem ser reduzidos com a adoção de práticas que privilegiam projetos desafiadores com acompanhamento e mentoria dos gestores. Além disso, o trabalho do RH, quando preventivo, pode identificar os primeiros sinais de estafa e desmotivação na equipe e as ações terão também mais resultados.

As ferramentas online têm o poder de manter o trabalho organizado, evitar falhas e vazamentos de informações e dados sensíveis, além de manter a equipe unida, mesmo que à distância. Mas elas são somente um dos pilares de uma gestão focada na produtividade e no bom relacionamento entre equipes.

Para a sua realidade, quais desses pontos citados no texto, você vê que o auxílio de ferramentas online pode contribuir? Ao planejar e pensar em solução é preciso muitas vezes pensar fora da caixa.

Leia também

Rua José Alves Garcia, 415

Bairro Brasil

Uberlândia-MG

Brasil

Conecte-se com a gente:

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados Algar Telecom