O que é Social Selling?

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Traduzido para o português, o termo Social Selling significa Venda Social. Porém, ele é muito mais do que isso, é o processo de criação do relacionamento da marca com o público, através das redes sociais, com o objetivo de prospectar vendas e conquistar mais clientes.

Qual a importância do Social Selling para o seu negócio?

Construir um relacionamento consolidado com a marca, hoje em dia, tem sido um ponto importante para o consumidor efetuar a compra e fidelizá-lo. Ou seja, fazer com que ele entenda o valor da sua marca e lembre-se dela quando precisar novamente.

As redes sociais podem servir como um elo para realizar o contato da sua empresa com o público. É o estabelecimento desta relação que pode potencializar as vendas.

Tendo em mente que não é mais, apenas, em uma simples abordagem ou ligação que uma venda é realizada. Saber se relacionar com o cliente, de modo que o cative, influencia diretamente na maneira que sua marca ficará gravada na memória, consequentemente, melhorando as vendas.

A prospecção ativa ou passiva de clientes também é importante no Social Selling. Sendo que, no primeiro caso, você chega até o cliente, por exemplo, através de anúncios nas redes sociais, sem que ele tenha entrado em contato primeiro.

Já, na segunda situação, é o consumidor quem procura o seu conteúdo, por exemplo, ao se inscrever para fazer o download de um e-book ou receber o e-mail marketing. Ambas as formas oferecem mais oportunidades por diferentes vias e merecem ser consideradas no planejamento.

Como eu aplico as técnicas do Social Selling?

Ao criar conteúdo e instruir o time de atendimento das suas redes tenha como foco uma comunicação humanizada. Isso é essencial, tanto na abordagem de vendas quanto no contato contínuo com o cliente, por meio das redes sociais.

Atente-se ao uso da linguagem que melhor se adequa ao seu público, produza conteúdos de qualidade, bem explicados, para que sejam compreendidos com facilidade e que falem diretamente com as dores do seu possível cliente.

Por exemplo, ao fazer posts no feed e stories que promovam a interação e identificação com a marca. Conteúdos que são relevantes e criativos estimulam a participação.

Acompanhe os resultados, analise as métricas e os retornos de tudo que foi produzido. A partir disso, selecione aquilo que teve melhor engajamento e observe também o que não deu certo.

Assim, você consegue criar estratégias de Social Selling cada vez mais efetivas e melhorar a sua comunicação continuamente. Lembre-se, planejar, identificar os melhores caminhos e testar novas ideias é um processo que deve ser constante.

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